
O trâmite fiscal pelo qual o produto vindo ou enviado ao exterior é chamado de despacho aduaneiro. Nesse procedimento, as informações fornecidas pela empresa exportadora ou importadora são verificadas.
O objetivo dessa verificação é o cálculo dos tributos que envolvem a transação. Ou seja, durante o despacho aduaneiro, o funcionamento fiscal se a mercadoria relacionada na declaração estiver em conformidade com a que está sendo examinada. Assim, ele pode confirmar se os tributos foram calculados e pagamentos conforme as regras.
Em Angola, todos os produtos negociados com o estrangeiro passam por esse processo antes que a autorização para envio ou recepção de mercadorias seja concedida ao exportador ou ao importador.

A operação porta a porta é um processo logístico em que uma empresa (Agente de Cargas) fica responsável pelo trânsito de uma mercadoria, desde a coleta no fornecedor até a entrega ao comprador. Desta forma, uma empresa que contrata esse serviço, terceiriza todo o trâmite do frete. Com isso, será responsabilidade da agência contratada elaborar o planejamento logístico de trânsito da carga, a fim de atender às necessidades do contratante.

Importação é quando as empresas/pessoas compram um produto ou bem de outro país para uso interno. E a exportação acontece quando as empresas/pessoas de dentro do país, ou seja, nacionais, vendem os seus produtos ou serviços no exterior.